Professores EMB5 e ESAX8
Maat Saxophone Quartet
Daniel Ferreira – saxofone soprano/ Catarina Gomes – saxofone alto/ Pedro Silva – saxofone tenor/ Mafalda Oliveira – saxofone barítono.
Em 2018, foram vencedores do “Prémio Jovens Músicos”, uma das competições de música clássica mais prestigiadas em Portugal. Em abril de 2020, lançaram o álbum de estreia “Ciudades” pela editora 7 Mountain Records. Em 2022, ganharam o Dutch Classical Talent Award. Em 2023, lançámos o nosso segundo álbum intitulado “Renascer”, com a participação do guitarrista português António Carlos Costa, combinando Fado tradicional e música contemporânea.
Wilson Dias (Trombonista)
Primeiro bacharel em eufônio do Brasil, pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e pós-graduado em Performance e Pedagogia dos instrumentos de Metais e Regência Orquestral pela FACEC – Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó. Trombone solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas desde 1995, Regente associado e chefe de naipe dos metais da Orquestra Cristã Brasileira-OCB e professor de Eufônio da EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo. Tem sido convidado a participar como docente em diversos cursos e festivais nacionais e internacionais, dentre eles: Festival Trombonanza em Santa Fé – Argentina, Peru LowBrass em Lima – Peru, Festival de Metais em Arequipa – Peru, Festival de Metais em Guanajuato – México, CIVEBRA – Curso Internacional de Verão de Brasília, Festival Internacional de Música da UFG – Universidade Federal de Goiás, Festival Internacional de Metais da UNI-RIO – Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outros.
Ayrton Benck (trompetista)
é um dos trompetistas de destaque no cenário musical brasileiro. Bacharel em música pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Música na área de execução musical/trompete pela Universidade Federal da Bahia.
Em 1987, iniciou-se como solista quando obteve o 1º lugar no concurso para a série Concertos para a Juventude, promovido pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP. Ex- Integrante da Fundação da Orquestra Sinfônica de Brasília, Banda Sinfônica de Brasília, Orquestra Filarmônica Norte-Nordeste e da Orquestra Sinfônica da Paraíba.
É trompetista do Quinteto Brassil, professor de trompete do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba e coordenador do Encontro Nordestino de Metais, evento bienal dentro das áreas da performance e pedagogia dos instrumentos de metal que existe desde 1988.
Cibele Palopoli (flautista)
Flautista, professora e pesquisadora. Professora na Universidade Católica de Santos (Unisantos) desde 2016, leciona as disciplinas Música na Cultura Popular, Teoria e Percepção Musical e Metodologia da Pesquisa.
É Mestre em Artes (Processos de Criação Musical, 2011-2013) e Bacharel em Música (flauta transversal, 2007-2010), todos pela USP.
Durante o mestrado, conduziu parte do curso no King’s College London, com fomento da Bolsa de Mobilidade Estudantil Internacional do Grupo Santander. Enquanto flautista atua regularmente no repertório erudito e popular, tendo realizado apresentações no Brasil e em diversos países, tais como Argentina, Moçambique, Inglaterra, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Uruguai, Malta e Itália. Em 2024 foi convidada a integrar a diretoria executiva do Clube do Choro de Santos, onde está trabalhando enquanto coordenadora pedagógica da Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas.
Nuno Lobo (compositor)
Compositor e regente português radicado em Amsterdã. Para além de música para concerto, o seu trabalho cruza composição com formatos interdisciplinares como teatro e “óperas virtuais”. Foi Jovem Compositor em Residência na Casa da Música em 2020 e é professor de composição no Conservatorium van Amsterdam.
Recebeu encomendas de instituições como a Dutch National Opera, Festival d’Aix-en-Provence, Gaudeamus e Muziekgebouw aan ’t IJ, assim como de organizações portuguesas como a RTP/Antena 2 e os Maat Saxophone Quartet. Ao longo do seu percurso, tem sido premiado e distinguido em vários concursos e instituições, tanto na Europa como nos Estados Unidos, incluindo prémios ligados à música contemporânea, à criação para cinema e a ensembles especializados. Em 2021, a sua peça 303 | Circ. Praça Constituição foi nomeada para Melhor Trabalho de Música Erudita do Ano pela SPA.
Trabalhou também como orquestrador e maestro no filme Ice Merchants, vencedor da Semana da Crítica em Cannes e indicado para o Óscar️.
Anderson Augusto (pianista colaborador)
Natural de João Pessoa-PB, iniciou seus estudos musicais em 1988 na Academia Mascarenhas. Desde então, estudou com os professores: Éldia Carla M. de Farias, José Alberto Kaplan, Heloísa Müller e José Henrique Martins. Bacharel e Mestre pela UFPB já participou de vários concursos de Piano e recebeu diversos prêmios na região Nordeste. Apresentou-se nas principais cidades da região: João Pessoa, Campina Grande, Natal, Recife e Fortaleza realizando recitais de piano e música de câmera, além de concertos com orquestra nas diversas Escolas de Música e Universidades.
Atua como professor particular de piano e teclado; e também em algumas Escolas particulares de Música de João Pessoa, além de trabalhar como regente de coros e pianista colaborador desde 1998.
Desde 2013 faz parte do quadro de pianistas colaboradores da UFPB.